quinta-feira, 26 de setembro de 2013

2° Caminhada Nacional de Luta da Pessoa com Deficiencia em Bacabeira,foi um Sucesso!

Ato contou com presença de autoridades políticas, lideranças de bairros, religiosas e a sociedade.

 A caminhada comemorou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi celebrado um dia anterior, no dia 21 (sábado). A ação é uma promoção da Associação dos Deficientes do Município, em parceria com a Igreja Adventista do 7º Dia.

Com carro de som, apitos, música e muita alegria, a caminhada reuniu cadeirantes, deficientes físicos, autoridades, e o povo, que foi aderindo ao movimento durante o trajeto, que terminou na quadra de esporte da Sede, onde foi realizado um jogo de basquete entre os próprios cadeirantes que participaram do ato.

De acordo com Walter César, presidente da entidade que luta em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Município, o evento deste ano superou as edições anteriores. Nossa caminha foi marcada com um número bastante significante de deficientes, superando inclusive, o mesmo evento realizado ano passado. 

Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão, aproximadamente 1.641.404 pessoas tem algum tipo de deficiência. Em Bacabeira, segundo a associação que representa a categoria, são 150 pessoas, entre deficientes físicos, auditivos, visuais e mentais. “Desse total, cerca de 60 participaram do evento”, declarou o presidente da entidade, Walter César, afirmando ainda que o segmento prevalece com a negação de cidadania, sejam eles, direitos políticos, econômicos, sociais, ou até mesmo, a exclusão do acesso a diversos serviços e bens públicos. 

 

A programação alusiva ao Dia de Luta das Pessoas com Deficiência contou com a presença de autoridades políticas, lideranças de bairros, religiosas e a sociedade em geral. Os vereadores Martinho José e Antônio Carvalho; o líder político Ubirajara Torres e seu sobrinho Fábio Torres; o prefeito Alan Linhares e sua esposa Patrícia, foram algumas das personalidades que estiveram presentes ao ato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário